Contabilidade no campo jurídico: sócio de Ricardo Tosto esclarece tema em obra lançada

Um dos sócios de Ricardo Tosto em seu escritório de advocacia, o advogado Carlos Henrique Crosara Delgado, lançou um livro que trata de duas modalidades de clientela do segmento contábil. Na obra, ele procurou esclarecer alguns pontos considerados espinhosos dentro do universo tributário, sobretudo no tocante ao âmbito internacional. A responsável por colocar a obra em circulação foi a editora especializada em assuntos jurídicos, a Lumen Juris. A noite de autógrafos foi realizada na cidade de São Paulo, onde o autor foi prestigiado por diversas pessoas na Livraria da Vila.

Uma das questões levantadas por Delgado em seu livro, trata justamente de um ponto relevante e que causa certa dificuldade aos profissionais do ramo: o IRFS, sigla que representa em tradução livre para o português “alguns padrões para se reportar relatórios financeiros”. Segundo o sócio de Ricardo Tosto, uma das formas de se conseguir trabalhar com esse tipo de modelo contábil é estudando continuamente o Código Tributário Nacional. O advogado e escritor defende a necessidade de se estar sempre por dentro das novidades que as autoridades do meio costumam implementar.

Para tratar do tema em questão, o parceiro profissional de Ricardo Tosto empregou um conteúdo disposto ao longo de 316 páginas. Dessa forma, estima-se que a publicação venha sustentar a formação de estudantes das áreas jurídica e contábil, ao passo que também embasará o trabalho de profissionais já atuantes em estabelecimentos desses dois tipos de segmentos. A obra tem seu valor inicial estipulado em R$ 88,00 e já foi distribuída para comercialização em livrarias.

O livro de Delgado encontra uma base sólida no Direito. Isso se deve ao fato do jurista ter se graduado na PUC de São Paulo, especializando-se também em Direito Tributário através da mesma instituição de ensino. Outros cursos, entretanto, compõe a formação do profissional, já que possui mestrado pela USP, além de outras certificações ligadas aos meios jurídico e contábil. Em sua rotina profissional, ele conduz causas relacionadas à área de contencioso, bem como processos decorrentes de tributos diversos. Seu trabalho inicial, no entanto, foi como gestor de uma corporação de grandes proporções.

No Leite, Tosto e Barros, o escritor trabalha com uma equipe de 300 outros profissionais. Tais colaboradores, contudo, estão lotados nas três unidades da advocacia, localizadas nos estados do Rio de Janeiro, Brasília e em São Paulo. Dentre os membros da organização jurídica fundada por Ricardo Tosto, há ainda a presença de um advogado cuja atuação é exclusivamente voltada à consultoria no campo jurídico.

Diversas áreas são contempladas pela advocacia onde Delgado atua, com destaque para os segmentos que cuidam de assuntos administrativos, bancários, comerciais, contratuais, dentre outros. O conglomerado de escritórios fundado por Ricardo Tosto foi citado positivamente em publicações de diretórios jurídicos internacionais nos últimos anos, como no caso do Latin Lawyer 250, que anualmente divulga análises de performances de estabelecimentos e profissionais atuantes no meio. O Legal 500 foi outra instituição avaliadora que em 2017 publicou pareceres explicando por quais fatores a empresa tem conseguido alcançar seus objetivos no período avaliado.