Nova versão do Snapchat terá divisão de conteúdos de amigos e de influenciadores

O aplicativo Snapchat passou por uma nova reconfiguração após uma avaliação de seus desenvolvedores sobre as postagens de publicidade que são oferecidas aos usuários continuamente. A nova versão que já foi anunciada, agora conta com duas abas distintas que separam as postagens realizadas pelos amigos dos usuários das postagens realizadas por profissionais considerados influenciadores digitais.

A avaliação realizada pela empresa Snap, dona da Snapchat, considerou que os dois tipos de conteúdos não devem ser misturados. Segundo a Snap, a mistura de conteúdos criados por amigos e por influenciadores digitais, pode gerar diversos fenômenos, dentre eles as notícias falsas que são noticiadas erroneamente. A Snap ainda avaliou que: “isso faz como se tivéssemos de fazer performances para nossos amigos em vez de apenas nos expressarmos”.

Embora o anúncio tenha sido feito pela empresa, a Snap ainda não confirmou quando o Snapchat terá a nova versão disponibilizada para os usuários.

O cofundador do Snapchat, Evan Spiegel, e também presidente-executivo da empresa, disse sobre o caso: “Uma das reclamações sobre mídias sociais é que fotos e vídeos de seus amigos eram misturadas com conteúdo de publicadores e influenciadores”. Spiegel ainda afirmou que amigos não devem ser misturados com influenciadores de marketing: “Seus amigos não são conteúdo, eles são um relacionamento. É por isso que a partir de hoje vamos separar o ‘social’ da mídia.”

Segundo os desenvolvedores do aplicativo, as janelas de bate-papo e as chamadas Stories de amigos, as publicações dos usuários que possuem um prazo de validade, serão reagrupadas ao lado esquerdo do aplicado. Na aba que ficará a direita do aplicativo, os desenvolvedores avaliaram que o conteúdo exibido será o produzido por influenciadores. Já a área chamada de Discover, também passará por uma reformulação, dentre as mudanças está o nome que passará a ser Descubra.

O Descubra contará com publicações que tenham relação com a interação dos usuários. O que significa que cada usuário terá conteúdos configurados de acordo com as suas preferências, sendo assim o conteúdo mostrado será diferente para cada usuário.

A Snap ainda revelou sobre a nova versão: “Enquanto as Stories são personalizadas por um algoritmo, nossos curadores revisam e aprovam tudo que é promovido na página. Nós acreditamos que esse equilíbrio de revisões humanas e personalização de máquinas fornecem as melhores experiências móveis de conteúdo”.