Andar mais alto do Coliseu é reaberto ao público após mais de 40 anos

Image result for Andar mais alto do Coliseu é reaberto

Após um período de mais de 40 anos, o Coliseu, que é o monumento mais visitado pelos turistas na Itália, com uma média impressionante de seis milhões de turistas ao ano, irá reabrir o seu andar mais alto para visitação.

Esse andar mais elevado, que é o quinto andar da arena, fica a uma altura de aproximadamente 40 metros, e precisou ser fechado ao público durante a década de 70, pois sofria com instabilidades e possuía o risco de ruir. Porém, após um amplo processo de reformas, o local poderá ser aberto novamente para visitação de pequenos grupos de turistas, a partir do dia 1º de novembro.

Desse ponto mais alto do Coliseu, a vista é incomparável, não apenas do próprio monumento, mas também de outros pontos turísticos que se encontram nos arredores, como é o caso do Palatino  e do Fórum Romano.  Ironicamente, no passado, apesar de ter uma visão privilegiada, o andar mais elevado do Coliseu era reservado aos plebeus durante as lutas entre gladiadores e outros espetáculos sediados no local.

Na Idade Antiga, o primeiro andar do Coliseu era ocupado pelo Imperador e a classe política da época, por ser feito com bancos de mármore e oferecer um conforto maior. O segundo andar, por sua vez, era reservado para os demais funcionários do governo, enquanto o terceiro e o quarto eram ocupados pela classe média e pequenos comerciantes, respectivamente.

Por ser o ponto mais alto, a escalada até o quinto andar costumava ser complicada e demorada. Agora, pela primeira vez na história, o acesso até o local será facilitado aos turistas, que poderão passar por partes do Coliseu que nunca foram exploradas pelo público. Para isso, será necessário desembolsar a quantia extra de € 9, lembrando que os visitantes que vão ao monumento já precisam arcar com a entrada de € 12.

Além das obras que renovaram a estrutura do quinto andar, também existem planos para no futuro próximo construir um centro cultural dedicado aos visitantes e renovar as galerias subterrâneas da arena. Para completar, o chão do Coliseu também passará por um processo de reformas, com o intuito de permitir que o local volte a receber shows e espetáculos futuramente.