Nômades Digitais têm tecnologia como aliada

Related image

O trabalho nos dias de hoje não tem mais o requisito fundamental de precisar ir até o escritório para cumprir o expediente. Com o avanço das estratégias de recursos humanos que cada vez mais entende que o bem-estar do funcionário se reflete em seu trabalho, algumas companhias estão abrindo vagas para o trabalho remoto. Outras maneiras de trabalhar sem precisar estar em um local fixo e poder viajar pelo mundo, são as opções que os nômades digitais buscam para levar uma vida que não esteja limitada a um único lugar.

Viagens, horários flexíveis e mais liberdade são três pontos que os nômades digitais procuram. Enquanto alguns trabalham como funcionários para uma empresa, outros criam formas de empreender enquanto viajam e fazem virar realidade o sonho de muitas pessoas: trabalhar viajando.

Uma das principais responsáveis por essa mudança na forma de viver um estilo de vida é a tecnologia. Hoje qualquer profissional com acesso à internet pode fazer suas tarefas remotamente e ser tão competente quanto quem está dentro das quatro paredes de um escritório. As opções de ambiente de trabalho remoto são várias, e depende do perfil do profissional que pode escolher o melhor lugar para trabalhar e refletir isso no desempenho das suas atividades.

Quem pensa que é fácil se organizar como um nômade digital, pode estar enganado, é indispensável disciplina para não se distrair com as ofertas que podem surgir no meio de um expediente, mas quem consegue cumprir suas metas usufrui da liberdade de estar em qualquer lugar e aproveitar as atrações da região.

O livro Digital Nomad, de Tsugio Makimoto e David Manners, lançado em 1997 foi um dos primeiros registros do termo “nômade digital”. O livro aborda como há 20 anos atrás já existia o trabalho de profissionais da área de tecnologia que não precisava de uma base fixa, e o progressivo aumento de trabalhadores atuando dessa maneira.

Depois de dez anos, o livro mais popular entre os nômades e aspirantes foi publicado em 2007: The 4-Hour Work Week (Trabalhe 4 Horas Por Semana, editora Planeta), as vendas de mais de um milhão de cópias o colocou com uma referência no assunto. No livro, o americano Tim Ferris orienta a usar o empreendedorismo digital para ter um trabalho independente do local e consecutivamente ganhar dinheiro viajando.