Afinal, o que é catapora?

Image result for catapora ilusta

A varicela, popularmente conhecida como catapora, é uma enfermidade infecciosa causada por um vírus chamado Varicela – Zóster. A enfermidade é extremamente contagiosa, mas costuma ser benigna. É uma das doenças mais corriqueiras durante a infância, mas com o a advento da vacina, o número de casos diminuiu de maneira estrondosa.

Ao adquirir o vírus, a pessoa está imune para o resto da vida. Porém, caso o vírus continue no organismo, ele pode provocar uma doença chamda herpes – zoster, que quando não cuidada pode causar graves complicações.

A catapora tem como principais sintomas a febre, normalmente entre 37,5° e 39,5°, mal – estar, dor de cabeça e cansaço. Com o avanço da enfermidade vão surgindo manchas avermelhadas, bolhas com líquido e crostas, que provocam muita coceira e irritação.

O contágio do vírus ocorre através do contato direto como a saliva, secreções respiratórias de pessoas infectadas ou o contato com o líquido das vesículas.

O período de incubação dura 15 dias e a recuperação total pode levar até 10 dias, até o desaparecimento dos sintomas e das manchas.

O tratamento foca no alívio dos sintomas e da coceira, e principalmente em evitar a contaminação das lesões por bactérias. É imprescindível evitar coçar as feridas, para minimizar o risco de infecções e a formação de cicatrizes.

A vacinação é indicada para crianças desde o primeiro ano de vida e para adolescentes e adultos com imunidade debilitada, que estão passando por tratamentos de quimioterapia e radioterapia.

As principais recomendações se resumem a vacinação precoce, principalmente nos primeiros anos de vida, já que a criança está mais vulnerável e propicia a adquirir vírus. Mesmo que a doença seja benigna, é imprescindível sua prevenção, pois os sintomas são desagradáveis.

É necessário evitar o contato direto com pessoas doentes, evitar coçar as lesões com muita força, não arrancar as crostas, pois elas protegem as feridas.

Prezar pelo repouso total, principalmente em períodos febris, ingerir alimentos leves e saudáveis, além da ingestão de líquido são essenciais para que o paciente melhore o quanto antes e de maneira total.