Quais são os alimentos bons para os olhos?

Resultado de imagem para saude dos olhos

Uma alimentação balanceada é imprescindível para uma boa saúde e o bom funcionamento do corpo, porém, existem pessoas que desconhecem os benefícios dos alimentos para a saúde de regiões específicas, como, por exemplo, os olhos.

Conforme vamos envelhecendo, a regeneração das células começa a se tornar mais lenta e difícil, e por isso, com a idade mais avançada começamos a adquirir problemas oculares.

Mesmo com esse “destino” natural, é possível retardar a deterioração da visão e também riscos através de uma boa alimentação, rica em nutrientes como as vitaminas antioxidantes, que estão presentes na vitamina A, C e E. Estas vitaminas mantêm as células oculares saudáveis, retardando a progressão da DMRI. A vitamina C também é conhecida por retardar a catarata.

Estudos recentes têm demonstrado que carotenoides, como a Luteína e a Zeaxartina são benéficos para a saúde ocular, além de retardar doenças crônicas.

O famoso Ômega-3 é essencial para a saúde dos olhos, tanto que a falta dele pode afetar o desenvolvimento da visão em crianças e bebês, por exemplo. Outra enfermidade que também é relacionada a deficiência do Ômega-3 é a síndrome do Olho Seco, que afeta a produção de lágrimas.

Minerais como o Zinco e o Cobre auxiliam na absorção de nutrientes e vitaminas, o que é benéfico para o corpo de uma maneira geral. Mas a combinação de antioxidantes como o Zinco e Cobre potencializam o retardo da DMRI, porém a ingestão nesses casos deve ser acompanhada por um médico, de preferência.

Alimentos como os vegetais de folhas verdes são excelentes para os olhos,já que são ricos em Luteína, além de antioxidantes. A Salsa fresca, o Espinafre e a Couve são ricos em Luteína.

A diversidade de alimentos é o que faz com uma pessoa tenha uma boa alimentação, por isso, coma um pouco de tudo, para absorver o máximo de nutrientes possíveis.

Peixes como o salmão, o atum e a cavala são ricos em ômega-3, por isso são extremamente benéficos. Além do peixe, o ovo também é uma fonte riquíssima em Luteína e Zeaxantina.

O Zinco, encontrado nas ostras, no pão, no leite e em seus derivados, também deve ser consumido com regularidade para que a saúde ocular seja mantida e você tenha, de uma maneira geral, uma saúde equilibrada.