Apenas uma universidade brasileira está entre as 300 melhores no mundo

Image result for universidade de sao paulo
USP – Universidade de São Paulo

Um ranking chinês que avalia as melhores universidades do mundo revelou que o Brasil possui apenas uma boa universidade para representar o país entre outras 300 universidades espalhadas pelo mundo. O ranking Academic Ranking of World Universities (ARWU), que avaliou as universidades nesse ano, nomeou a Universidade de São Paulo – USP, como a melhor universidade brasileira e a única representante do Brasil.

Quando a lista foi expandida para as 400 melhores instituições do mundo, mais dois nomes de universidades brasileiras apareceram na lista, sendo elas: Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, e a Universidade Estadual Paulista – Unesp.

O ranking chinês faz essas avaliações desde o ano de 2003, classificando as melhores universidades em nível mundial de acordo com critérios de avaliação próprios. Nesses critérios, é possível citar as premiações alcançadas em Nobel por ex alunos ou pesquisadores que fazem parte da universidade. Além disso, eles avaliam a quantidade de medalhas Fields, que é o mesmo que um Nobel da matemática, adquiridas por pessoas que fizeram parte da universidade. Outro grande critério analisado é a quantidade de artigos científicos publicados pela universidade em revistas que são exclusivamente voltadas para pesquisas, como a Science e a Nature.

O primeiro lugar ainda é das universidades americanas, sendo elas: Universidade de Harvard, e a Universidade de Stanford. As duas localizadas nos Estados Unidos, compõem o primeiro e o segundo lugar há anos, sendo sempre nessa ordem. No entanto, o terceiro lugar que era da Massachusetts Institute of Technology – MIT, foi para a Universidade de Cambridge, premiação para a Inglaterra.

Embora o ranking não tenha um critério chave para definir qual é o melhor ensino com base na grade curricular de cada curso das universidades, ele é considerado um ótimo avaliador para que os estudantes possam escolher a melhor universidade para a sua graduação. Não que isso faça muita diferença no caso das universidades brasileiras, mas para quem pretende estudar fora do país esse ranking é um ótimo guia para escolher a melhor universidade estrangeira. Quem não quer ter um diploma de Harvard ou de Stanford? Estudar em Cambridge também parece uma ótima escolha.