Minas Gerais aprova sorriso na foto da carteira de motorista

Em Minas Gerais, na cidade de Sete Lagoas, um motorista foi renovar a CNH – Carteira Nacional de Habilitação, e resolveu sorrir na hora de tirar a foto. Essa demonstração de bom humor pegou os funcionários de surpresa que não sabiam se isso era permitido. Mas o Detran de Minas de fato liberou os sorrisos para a foto na carteira de habilitação. A postagem feita pelo mineiro no Facebook já teve mais de 71 mil curtidas e incentivou as pessoas em todo o país a repetirem o feito na hora da foto oficial.

No geral, ninguém gosta de mostrar a foto dos documentos porque elas costumam não serem tão bonitas. Como é o caso da Jesiane, que não gosta da foto do RG – Carteira de Identidade – e decidiu que iria deixar a expressão séria de lado na carteira de motorista. “O meu primeiro RG foi difícil, a foto não me agradou em nada. Já a foto da CNH não saiu tão feia, mesmo com o olhar mais sério. Agora espero que essa com o sorriso fique melhor”, disse a professora, Jesiane Araújo.

Não há uma lei federal que determine se é permitido ou não sorrir nas fotos da CNH, sendo assim, os órgãos estaduais estão livres para estabelecerem as próprias regras. Na região de São Paulo o Detran estimula a demonstração de bom humor e até mesmo lançou a campanha #CNHLacradora, que convida os motoristas a compartilharem a foto com o sorriso nas redes sociais. O Rio de Janeiro e Minas Gerais, seguem o mesmo caminho. Já no Ceará, a expressão séria é considerada obrigatória.

“Com essa iniciativa, nós intensificamos as informações para todos os nossos funcionários que tem como objetivo orientar e informar a população no momento em que for tirar a foto. Eles irão informar aos cidadãos que o sorriso é permitido na foto, para que eles fiquem felizes com o resultado da foto na CNH. Desde que o sorriso não atrapalhe a identificação do cidadão, não há nenhum problema em tirar a foto sorrindo”, disse o diretor presidente do Detran-SP, Maxwell Vieira.

Mas algumas recomendações ainda precisão ser seguidas. O que não pode na hora de tirar a foto para a CNH: boné com a aba para frente e acessórios que cubram o rosto como óculos escuro. O que é permitido: maquiagem, óculos de grau, boné com a aba para trás, e hábitos religiosos que deixem o rosto à mostra, como lenço ou hijab.

Os brasileiros se manifestaram de forma positiva em relação aos sorrisos nas fotos. Isso porque o ato transformou a seriedade antiquada em um ato mais descontraído e atrativo para os brasileiros. E com tantas fotos espalhadas hoje em dia nas redes sociais, é normal que o brasileiro também queira ficar bem apresentável nas fotos de documentos.