Pediatras aconselham a não dar nenhum suco de fruta para crianças com menos de 1 ano de idade

Resultado de imagem para alimentação infantil

Pediatras alegam que crianças não devem tomar suco de frutas antes de terem 1 ano de idade. A recomendação foi publicada pela Academia Americana de Pediatria, na revista Pediatrics.

O grupo tinha previamente aconselhado os pais a esperar para oferecer suco até que a criança atingisse os 6 meses de idade, mas decidiu fazer a mudança com base em taxas crescentes de obesidade e preocupações sobre cavidades dentárias.

“Nós realmente não conseguimos ver nenhuma razão por que o suco ainda fazia parte da recomendação potencial para crianças de 6 a 12 meses de idade”, disse o Dr. Steven A. Abrams, presidente do Departamento de Pediatria da Dell Medical School da Universidade do Texas, e co-autor da declaração de política. “Nós recomendamos apenas a amamentação nessa faixa etária, e realmente não há nenhuma necessidade ou papel benéfico para o suco, então nós meio que fizemos esse ajuste”.

É a primeira mudança para as recomendações de suco de fruta da academia desde 2001. Não é “nenhum tipo de ciência mágica nova” que inspirou a alteração, notou Abrams, mas “esta diretriz não tinha sido bem avaliada antes, então nós pensamos que era hora de olhar de perto”.

Comer fruta é mais saudável

Dados dos EUA comprovam que as crianças e os adolescentes continuam a ser os principais consumidores de suco nos EUA. “O que acontece é que o garoto se acostuma com todo o açúcar e deixa de beber água”.

Apesar desta advertência importante, o suco continua sendo uma bebida bastante consumida nos EUA. As novas orientações indicam que 100% de sumo de fruta fresco ou reconstituído pode ser uma parte saudável de uma dieta bem equilibrada para crianças com mais de 1 ano.

Dito isto, a academia aconselha os pais a limitar a quantidade de suco diariamente para crianças entre 1 e 3 anos de idade. As recomendações são de que as crianças comam a fruta em vez de tomar o suco, e se for tomar o suco, que ele seja 100% natural sem adição de açúcar.

A recomendação persiste para crianças entre outras faixas etárias e também serve como recomendação para uma dieta saudável para um adulto. Os especialistas aconselham que os pais deem sempre preferencia por oferecer a fruta fresca aos seus filhos, do que o suco.

A academia também desencoraja fortemente produtos de suco industrializados e diz que o suco de toranja não deve ser servido às crianças que tomam certos medicamentos – ibuprofeno, flurbiprofeno, varfarina, fenitoína, fluvastatina e amitriptilina – porque interfere com seus efeitos.

Finalmente, o grupo diz que o suco de frutas não é apropriado no tratamento da desidratação ou manejo da diarreia. “Estamos principalmente a apoiar que as crianças aprendem a comer frutas em vez de sumo de frutas”, disse Abrams. “Acho que isso vem mais forte do que antes.” A academia salienta que o suco proporciona menos benefícios a saúde tanto das crianças quanto dos adultos, por isso é recomendado beber com bastante moderação.