7 dicas para estudar para o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação composta por duas provas, aplicadas uma vez ao ano. Através desse exame, milhões de estudantes de todo o país concorrem a milhares vagas em universidades públicas e privadas em todo Brasil. As inscrições para a edição de 2017 serão abertas a partir do dia 8 de maio, podendo ser realizadas no próprio site do INEP.

Para quem vai participar do ENEM 2017, trouxemos 7 dicas e estratégias práticas para os estudos renderem mais. Confira:

  1. Mantenha o ambiente limpo e organizado

O cérebro não sabe lidar com bagunça. Objetos espalhaços e itens fora do lugar prejudicarão a atenção do participante. Mesmo que o seu quarto esteja bagunçado, é importante que o local de estudos esteja devidamente organizado.

  1. Estude com base em provas de edições anteriores

Essa é uma das melhores formas de se manter preparado para as provas do ENEM. Apesar de parecer óbvio, essa é uma boa estratégia para prever a versão dos exames dessa edição.

  1. Pratique bastante a redação

O nota da redação tem um peso importante no resultado final, por isso é importante estar devidamente preparado. A melhor forma de otimizar os estudos é realizando redações diárias, abordando temas da atualidade. Peça para um professor avaliar os textos, sempre apontando erros e o que pode (e deve) ser melhorado.

  1. Estude sozinho

Para o professor Pierluigi, estudar sozinho é a melhor maneira de se absorver conhecimento. Se reunir com os amigos, apesar de ser divertido, pode interferir na concentração e no foco que deve ser aplicado. Ao estudar sozinho, o participante absorverá mais o conteúdo, aplicando a matéria para si próprio.

  1. Se desligue de todas as distrações

Quando estiver estudando, saia das redes sociais e coloque o seu smartphone no modo silencioso. O foco deverá estar direcionado apenas para leitura, resolução de exercícios e redação. Reserve umas duas horas por dia para estudar. E dentro desse período, desligue todos os eletrônicos e dispositivos que possam causar algum tipo de distração.

  1. Esteja bem alimentado

Muitos participantes acabam deixando de se alimentar e, com isso, se sentem mal no momento das provas. Prefira alimentos leves, como frutas, biscoitos e iogurtes.

  1. Comece pelas questões mais fáceis

Ao visualizar as questões das provas, lembre-se de começar pelas mais fáceis. Tentar resolver uma questão difícil poderá causar um desgaste maior, afetando o desempenho do estudante. Comece pelas mais fáceis e lembre-se de ler com atenção o enunciado antes de marcar a resposta.