Fósseis de lontra gigante são encontrados na China

Uma publicação do Journal of Systematic Palaeontology, informou que cientistas descobriram curiosos fósseis do que seria uma lontra gigante. A descoberta foi feita na China, sendo nomeada de Siamogale melilutra, a lontra, segundo os cientistas, tem idade aproximada de 6,2 milhões de anos. Foi considerada a maior, dentre muitas criaturas já encontradas, a Siamogale melilutra tem dois metros de comprimento e pesa cerca de 50 Kg, um tamanho equivalente a um lobo, o que é muito incomum para animais desse tipo.

 

O estudo ainda declarou que os fósseis estavam bem conservados, em especial a mandíbula e o crânio que foram encontrados ainda completos, algo extremamente importante para poder compreender a evolução da espécie, pois nenhum outro fóssil foi encontrado em tão bom estado para esse estudo. Os fósseis são de um animal que pertenceu a uma linhagem de lontras já extinta, que a ciência já tinha conhecimento através de alguns fósseis de dentes que foram encontrados na Tailândia. No entanto, a nova descoberta irá permitir conhecer mais sobre esse animal primitivo, saber algumas características como, evolução, morfologia e taxonomia dessa extinta espécie.

 

Foi preciso realizar uma tomografia computadorizada e reconstruir o fóssil do crânio no computador, pois o crânio apresentada um achatamento que teria sido ocasionado pelo processo de fossilização. Após uma analise, foi revelado que o animal apresentava características semelhantes a uma lontra, e também a um texugo. O animal tinha uma mandíbula forte, com a presença de grandes dentes molares, o que sugere que o animal teve que se adaptar e passar a se alimentar de moluscos e crustáceos presentes em água doce.

 

Também foi possível identificar que o animal vivia em certas regiões pantanosas, onde tinha uma vegetação densa com uma ambientação úmida e quente. Outra criatura bem semelhante pode ter vivido no sudoeste da China, assim indica os fósseis encontrados no Sítio Paleontológico de Shuitangba, cerca de 1.400 quilômetros da Siamogale melilutra. Nesse sítio também foram encontrados fósseis de outros animais como, elefantes, antas, veados, rinocerontes, castores, cisnes, patos e um macaco pré-histórico.

 

Dentre as lontras atuais, nenhuma delas chegam perto da Siamogale melilutra. A maior que existe atualmente é a ariranha, uma lontra que habita a região do Pantanal e a Amazônia. Seu peso fica em torno de 32 Kg, e é duas vezes menor que os fósseis encontrados na China. A ariranha pode ainda não ser a maior da família, se o estudo for confirmado, assim como a confirmação também de outros fósseis que foram encontrados em algumas regiões do mundo, como os fósseis que foram encontrados em região africana, alegando ser de uma lontra gigante.

Crânio do fóssio da lontra gigante encontrada na China
Crânio do fóssio da lontra gigante encontrada na China

Veja também, fósseis com 125 milhões de anos que foram encontrados por um agricultor espanhol.