Escritório de advocacia de Ricardo Tosto e sócios completa vinte e cinco anos

O escritório de Advocacia Leite, Tosto e Barros Advogados Associados completa 25 anos de funcionamento, e seus proprietários e sócios-fundadores os renomados advogados Ricardo Tosto, e Zenon de Paula Barros, comemoram o período de companheirismo, fraternidade e amizade, sentimentos que levaram a empreitada tão longe.

Para o sócio Ricardo Tosto, a chave para a vitória na vida jurídica são as relações frutíferas entre advogados, clientes, o mundo empresarial composto de diretores e executivos.

Ricardo Tosto é advogado, formado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, uma das maiores instituições de ensino superior privadas do Brasil e da América Latina, possuindo também curso de extensão em Administração de empresas, diplomado pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) conhecimento amplamente por ele utilizado nos casos em que atua, nas áreas em que advoga. Passou pela Diretoria Jurídica e Recursos Humanos do Grupo Rede (Caiuá Serviços de Eletricidade, em que ocupou o cargo de assessor, atuou na Empresa Elétrica Bragantina, também na Empresa de Eletricidade Vale Paranapanema, na Companhia Nacional de Energia Elétrica (CNEE) e foi diretor da Fundação Rede de Previdência Privada. Presidiu a Comissão de Modernização do Judiciário e da Comissão de Reforma do Judiciário da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo, faz parte do International Bar Association – IBA, integra o Conselho Diretor do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados – CESA, está envolvido no Comitê Diretivo da Associação Alumni IMD (Institute for Management Development – Lausanne – Suíça) em seu birô no Brasil, é membro do Conselho Consultivo da editora Revista dos Tribunais, ajudou a fundar o Instituto Brasileiro de Estudos de Direito Eleitoral e Partidário – Ibedep e escreveu, juntamente com o colega de advocacia Paulo Guilherme M. Lopes, o livro “O processo de Tiradentes” (Editora Outras Palavras), sobre o qual deu entrevista ao comediante, jornalista e escritor Best-Seller Jô Soares no programa deste, em 2007, ano de lançamento da obra.

O escritório tem como parceiros internacionais Strasburger & Price, dos Estados Unidos (EUA) e Forastieri Abogados (México), em que atua de forma colaborativa para aprimorar os serviços que dispõem e conseguirem indicações para seus clientes.

Ricardo Tosto tem 53 anos, e comanda seu empreendimento no qual estagiários do passado, por ele formados, hoje são seus sócios. Teve importante atuação na criação de leis econômicas para o Brasil, e em alguns casos inovou ao utilizar práticas legais hoje em voga entre deus inúmeros pares.

O escritório de advocacia Leite, Tosto e Barros possui ampla rede de atuação, cobrindo áreas do Direito referentes às agências reguladoras, do Direito administrativo, do Direito ambiental, dos Direitos autorais para escritores e artistas, Direitos relativos à propriedade privada, propriedade intelectual e Direito Cibernético. Atuam também com excelência no Direito bancário, Direito civil, Direito comercial (cujo trabalho neste campo deu as maiores premiações ao escritório e alça sua fama internacionalmente), Direito do consumidor, Direitos trabalhistas, Direito econômico e concorrencial (outra marca forte do escritório de Ricardo Tosto), Direito eleitoral e partidário (em que trabalharam para diversas agremiações, muitas de correntes ideológicas opostas), entre um sem número de outras atribuições.