Trem no Rio aceitará cartão e celular para pagar passagem

As pessoas que utilizam o transporte urbano na cidade do Rio de Janeiro optam pelo trem. Para facilitar a vida de todos os passageiros, a companhia responsável pelo Trem do Rio anunciou a nova ideia de pagamento, em que a população poderá pagar as passagens por meio de cartões de débito e crédito. Além disso, existe a possibilidade de realizar o pagamento utilizando o celular.

De acordo com informações do site Uol, a inserção deste novo método de pagamento na rotina dos cariocas ainda é um projeto piloto que está sendo implantado de forma restrita para um publico selecionado. No dia 6 de dezembro, a estação Central do Brasil foi o terminal escolhido para divulgar a novidade no transporte da capital fluminese e região metropolitana. passageiros dos trens do Rio de Janeiro poderão utilizar, a partir do ano que vem, cartões de crédito e débito, cartões pré-pagos e até o próprio celular para pagar a tarifa.

Antes de implementar a novidade para todo o público, a companhia vai realizar os teste até o fim deste ano. Nesta etapa, o valor máximo permitido para pagamento é de R$ 50,00. Além disso, existe a expectativa de que o novo sistema de pagamento de passagens seja aberto para todos os passageiros em janeiro de 2017.

Segundo as informações, o pagamento por meio de cartões de crédito e celulares funciona da seguinte forma: o passageiro se aproxima da catraca, enconsta o cartão ou o celular e, automaticamente, o valor é retirado. Não é necessário digitar nenhum tipo de senha, basta aproximar o cartão ou smartphone. Vale ressaltar que este método de pagamento já é utilizado na cidade de Londres, na Inglaterra.

Para utilizar o novo método de pagamento, é necessário ter cartões de crédito especiais, com a técnologia EMV (European Mastercard Visa). É possível conseguir os cartões em instituições financeiras como o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Existe também a exigência que os cartões precisam ser da linha Super. Já o celular, é necessário que seja o Samsung Galaxy S7, um dos melhores da marca.

Esta notícia é muito importante para todos os passageiros da Supervia, companhia que administra os trens do Rio de Janeiro. Afinal, a novidade de formas de pagamento nos trens do Rio de Janeiro vai facilitar a vida de milhares de pessoas.

Fonte: Uol